domingo, 11 de janeiro de 2009

Traição



Pergunta:

Olá!
Estou com meu marido há 4 anos e meio e tenho uma filha d 2 anos e 2 meses.
Tenho 21 anos e conheci um rapaz no meu trabalho com uma história d vida muito semelhante à minha.
Ele tem 20 anos, tbm casou e teve filha cedo e tbm é muito infeliz no seu casamento.
Eu já cheguei a pedir um tempo pro meu marido + acabei voltando pq ele naum tem pra ond ir e minha filha sentiu muito a ausência dele.
Entrei d férias e esse rapaz começou a me ligar e a gente acabou se encontrando e ficando. Isso aconteceu quarta feira agora 23/07.
Tô muito feliz pq com ele eu me sinto muito bem. A gente não pode se falar no fds pq a mulher dele e o meu marido estão em casa e aí eu tô doida d saudades.

O q vcs acham?
Muita loucura? O q eu faço? Tô perdida!

Resposta:
O próprio título do tópico já diz tudo.

Acho ainda absurdo ( respeitando obviamente a opinião alheia ) que se indique alguém a levar uma vida dúbia. Mas enfim, cada cabeça uma sentença.
Concordo em partes com o que foi dito acima. Se está infeliz, vá para onde reside a felicidade. Separe-se, e vá ser feliz com outra pessoa. Desde que confirmado que não é paixão fogo-de-palha.

- Comentários entre as respostas -


Ninguém está criticando o fato de você querer buscar sua felicidade em outra pessoa.
Muito pelo contrário. Só que faça do jeito certo, sem enganar ninguém. Simples assim.
O que a maioria aqui REPUDIA é TRAIÇÃO. Ok, você já tomou sua decisão. ÓTIMO!
TEM MAIS QUE SER FELIZ MESMO.
Só mantenha em mente que mesmo que a outra parte `não descubra` alguma coisa, o que é difícil, mas acontece, SUA consciência é que deve mandar.
E se esse seu novo amor fizesse o mesmo com você? Pense nisso. Como vocÊ se sentiria se descobrisse algo do tipo?
Somente não faça nada ao seu atual marido, ou com qualquer pessoa que seja, algop que você mesma não gostaria que fizessem com você.
Seguindo essa simples regrinha, vive-se em paz e com a consciência tranquila.

- Comentários entre as respostas -

Um adendo ao meu comment de cima:
Não creio que quem trai por amor é puta. Quem trai, seja por qual motivo for, é alguém que não merece confiança. É CAPAZ de trair.
Ninguém precisa fazer nada escondido nessa vida, a não ser que seja conveniente. Às veze, é conveniente, cômodo, começar a sair com alguém quando o casamento`não vai bem`. Afinal, são filhos, responsabilidades, etc. Mais prático e fácil então assumir uma vida dúbia, trair em nome do `amor`, do que encarar as consequências da própria escolha. De uma forma, ou de outra, e sejq qual for a justificativa, SEMPRE vai ter um enganado na história, mentiras contadas, etc, etc, etc.
NADA justifica isso. Como no caso de nossa amiga, se tem certeza que a felicidade reside em outra pessoa, que se tome as atitudes cabíveis para poder viver esse `amor` sem mentiras, e principalmente, sem enganar ninguém. E estar apto a assumir as responsabilidades e mudanças que uma separação vai trazer.

Comentário Alheio:
Luciano!
Tô tomando coragem pra me separar...
Ah! E nesse exato momento baixando o livro q vc indicou no outro tópico.
Agradeço d verdad seu apoio e sua sinceridade.

Tava aki pensando agora... Vc nem me conhece e fica preocupado com meu bem estar... Isso é uma mega qualidade, viu?

Bjinho e boa noite

Resposta:
É por que é assim que penso!
Não penso só no seu bem estar, mas no de todos! Inclusive de alguém que poderia descobrir que foi traido. É uma simples questão de justiça e imparcialidade.
Não tenho por que querer o mal de ninguém, portanto, automaticamente, foco no bem geral.
Então, planeje direitinho sua vida, e seja feliz. Sem magoar ninguém.
Abraços!

Resposta:
Se sei que uma pessoa não merece confiança por que mente, não tenho como depositar confiança.
Se uma mulher já traiu o marido, nem de longe vou procurar me relacionar com uma mulher assim.
Se a CAPACIDADE de trair já é latente, ou seja, a pessoa É capaz disso, significa que vai poder fazer novamente assim que for conveniente. Cada um se envolve com quem bem entende.
Eu particularmente, evito me envolver, seja que relacionamento for, com pessoas que não merecem confiança. Eu construo o meio onde quero viver.
Como disse, traição é traição. Nao tem justificativa.
Mentira é mentira. Seja em que lugar da terra for.

Essa indulgência para com defeitos de caráter é que tornam o mundo como é hoje. Tem justificativa pra se fazer tudo que é errado. Inclusive as mais sagradas, como `amor` e `religião `.

Errado É errado.

Mate alguém em nome do `amor` e diga ao juiz que seu ato teve fundamentos em sentimentos dignos.

Traia alguém em nome do `amor` e diga à parte prejudicada que agiu por sentimentos puros.

Vamos parar com essa mania de atenuar coisas erradas com justificativas que visam somente amenizar culpa. Errado é errado, falta de caráter é falta de caráter, traição é traição, mentira é mentira.
TUDO, absolutamente TUDO tem a maneira certa e a maneira errada de fazer. Geralmente a certa, na maioria absoluta das vezes, é a mais difícil.
Então, opta-se pela mais fácil e cômoda, e cria-se as mais variadas justificativas para sustentar a opção.
Enfim, cada um tem sua visão da vida.
Se alguém acha que pode fazer qualquer coisa, desde que haja justificativa, que vá em frente. Depois não reclame do mundo que ajudou a popular com mentiras, traições, e coisas do gênero.

Comentário Alheio:
As questões puramente morais não servem para nortear todos os atos e atitudes de uma pessoa. Questões morais, sociais, religiosas e de costumes são unilaterais e, por consequência, restritas.

Outra questão é o perigo do julgamento. Se queremos ajudar alguém, o primeiro passo é não julgar.

Resposta:
Assim sendo, questões puramente acadêmicas também se tornam unilaterais, portanto, também restritas.
A sociedade é norteda por modelos. é uma equação, com vários fatores: Elimine-se a moral da equação, e acaba tudo em libertinagem. Volta-se às bacanais de Roma. Será que humanidade regrediu de lá pra cá?

Por isso que me identifico com o Dr. Flávio Gikovate.
Um trechinho de uma entrevista dele:

`Veja - Apesar de todo esse tempo de clínica, o senhor atuou sozinho, longe das universidades. Por quê?
Gikovate - O mundo acadêmico está cheio de papagaios, que repetem fórmulas prontas. Citam sempre outros pensadores, mas nunca vão a lugar algum. Não têm coragem para isso. Esse universo, do qual eu acabei me afastando, é extremamente conservador. Não são eles que produzem as novas idéias. Muitos fingem que eu não existo. Diziam à pequena que eu era um cara muito pragmático, que levava em conta muito os resultados, o que é verdade. Os que mais gostam do que eu faço não são da minha área. São os filósofos, como o Renato Janine Ribeiro e a Olgária Matos. De minha parte, eu sempre fugi dos rótulos. Não me inscrevi membro da Sociedade de Psicanálise. Não sou membro de qualquer sociedade dogmática. Não sou sócio de nenhum clube. Sou uma pessoa de mente aberta. Nunca quis discípulos. Os meus discípulos, se um dia existirem, pensarão por conta própria. Se tiverem um monte de opiniões diferentes das minhas, seria ótimo.`

Fonte: http://veja.abril.com.br/entrevistas/flavio_gikovate.shtml

Comentário Alheio:
`tá faltando medidas, valores, limites.`

Resposta:
Miguel, de fato:
`tá faltando medidas, valores, limites.`
Concordo plenamente. Discordo de julgar alguém pela sua experiência de vida, que inclui se relacionar, e consequentemente, fazer sexo.
Afinal, é a experiência que transforma o ser humano. Viver, experimentar, vivenciar.
Ao dizer `mulher rodada `, acabamos generalizando. Existem as `devassas`, que estão `rodadas`
por várias experiências sexuais sem compromisso real, somente por prazer. Assim como a maioria esmagadora dos homens sempre fez.
E existem as mulheres `rodadas` por várias tentativas de relacionamento genuínas que não deram certo. Cada uma dessas experiências amadurece e transforma as pessoas ( obviamente, nem todas ), identificando erros, e consequentemente, os acertos que devem ser procurados na próxima relação. Sexo é a consequência dela. Não existe culpado maior pelas relações sempre acabarem sendo difíceis, e acabarem, do que OS DOIS. Tanto homem quanto mulher. São seres humanos iguais, com suas particularidades que precisam ser amadurecidas.
Continuando, tenho meu foco no segundo grupo. Não se julga o caráter e a moral de alguém pelo seu passado sexual. São duas coisas distintas.
Como você mesmo disse, Miguel, em outro tópico, que agora somente usa as mulheres para sexo, sendo que se desinteressou de relacionamento, e aqui nos emite essa opinião, percebe-se a quantas anda sua relação com o sexo oposto. Claro, cada um tem sua verdade, e você tem seu direito legítimo de pensar como bem entende. Somente procure se relacionar com quem pensa da mesma forma, pra não fazer ninguém sofrer.

Comentário Alheio:
~Luciano
Se uma mulher já deu pra 10 homens e nenhum serviu, quem vai servir VC? Eu? Qual o diferencial?

Resposta:
Miguel, você tem fixação no `não serviu pra mulher`.
Será que você não serviu pra alguém pra ter essa idéia? Será que você não acredita na idéia que durante uma relação, VOCE também pode descobrir diferenças que não te agradem, e que sejam motivo para termimar a relação? E se vcoê termina a relação, essa mulher que VOCE descartou, vai ter que carregar o estigma de ter `dado` pra você, com legitimidade de sentimento?
Relações acabam por inúmeros fatores. A mulher acaba, o Homem acaba, os DOIS terminam, por comum acordo...
Entre tantas outras coisas...
Vou colar aqui o que já escrevi em outro tópico sobre `mulheres que servem e mulheres que não servem:

`A maioria dos homens também é bastante complicada. Cultura machista, passada de pai pra filho...
É preciso aprender a pensar:
Vê-se por aí que os homens querem casar com uma mulher `certinha`, virgem, inexperiente.
Aí conseguem. E não vêem aquele furacão sexual que todo homem quer na cama, e sim, uma mulher exatamente como a que procurou: Inexperiente, com complexos, tímida, com criação repressora e cheia de tabus.
Aí se decepciona, e vai procurar as `experientes` por fora.
Acaba em traição, e vira o círculo vicioso que toddos conhecem.
Só que a `experiente` também não serve pra casar, por que já é muito `rodada` e `falada`.
No final das contas, qual serve? Nenhuma!
E vive-se insatisfeito... o eterno problema do ser humano...
Nada tá bom.
Então, percebe-se que isso é um hábito, adquirido através das gerações. Não, não é o habito de não saber o que se quer. É o hábito de não PENSAR, não fazer uso da Razão.
Quando se chegar à conclusão que é a experiencia que torna uma pessoa madura, que é a experiência e maturidade que são os temperos que tornam uma pessoa mais interessante do que apenas sexo, aí sim, com certeza, esses círculos viciosos vão mudar.
Obviamente, ninguém deseja se relacionar com uma pessoa com passado sexual de promiscuidade absurda, nem por questão de moral, mas sim de saúde. Ninguém quer um parceiro que seja de grupo de risco.`

O que interessa, não é o passado sexual da pessoa, mas o Caráter dela.
Se percebe-se que é uma pessoa com caráter e moral elevadas, o passado sexual dela torna-se somente um fato, experiências que essa pessoa viveu, que a tornam mais propícia para viver uma vida sexual mais madura e proveitosa. Portanto, pra quem tem um mínimo de senso de razão, o que hoje em dia acho mais difícil, já que o pensamento começa a se tornar bem mais liberal, entende tais coisass e não ddexa de se relacionar por causa disso.
É preciso, sem dúvida, escolher o parceiro com quem se vai ter relação sexual, é preciso conhecer.
Não basta somente gostar. Isso, por segurança física e emocional. Doenças existem. E quem vê cara, não vê doença.
No mais, que se aproveite o sexo, e tudo de bom que ele traz.
COM RESPONSABILIDADE.
Gravidez indesejada também anda por aí, e as suas consequências.

Finalizando, só pra constar:

Um homem que julga alguém com conceitos tão retrógrados, realmente é digno de ter uma namorada?

Também é preciso saber se valorizar mais, e principalmente, saber que tipo de homem/mulher se quer pra ter uma relação...`

Escrevi esta resposta no tópico `Namoro e sexo`da comunidade `Comportamento & Relacionamento`.
Pra quem não conhece, uma boca comunidade com tópicos interessantes.

Comentário Alheio:

meu caro
Eu sou machista e tenho orgulho disso! se Vc não gosta das minhas idéias, fique com as suas! mas não fique julgando (vivo bem com meu ego, ok?) se sou digno disso ou daquilo. Uma mulher que tenha muitos homens no currículo e muitas separações me mostra duas coisas: incapacidade de escolher bem com vista a maturidade e 2- superficialidade emocional, simples assim! aquele abraço e veja bem EU SOU MACHISTA e quem acha isso defeito é VC ok? Simples, simples.

Pegue uma mulher
que já tenha dado pra 30 homens , forme uma família com ela e seja feliz! se conseguir... Já tive muitas mulheres meu caro; conheço a raça o bastante!
pra dizer o que digo baseado em 1- Experiência 2- Observação 3- Estudo Por outro lado fiquemos nos conceitos das "idéias" porque até agora não questionei nada pessoal seu, ok? Nem se és bonito ou feio ou gay etc. Isso não interessa! Sejamos corteses valeu? aqui se discute idéias e não egos, vale?... com relação a comunidades, vá em uma "entendendo as mulheres"

Resposta:
Não te julguei não, meu amigo.
Até por que como disse, cada um tem sua verdade...
Assim como você, só expus minha opinião...

Abraços! ( Assunto encerrado aqui. Sem condições. )

Comentário Alheio:
Na Paz
Na paz Luciano
Minha opinião é simples: MULHER QUE NÃO SABE SE DAR O VALOR E NAMORA SEM "SENTIMENTOS " E "COMPROMISSO" É vadia. E ponto. Homem é safado sim, mas respeita mulher direita que hoje em dia é mais difícil de achar que ganhar na Mega-Sena - Elas tão "querendo curtir". Eu como homem criaria um filho assim " Coma todas que te derem" e Mulher assim "Deu, banca" OBS - è minha opinião. Nâo tou dizendo que tou certo. Apenas não vou criar devassas nem filhos de terceiros hehehh... Não soube escolher seu homem? Se preserve mais hheheh. A Natureza faz o homem despejar 30.000000 de genes, mas a mulher tem que escolher um só... por outro lado, o homem só guenta transar com uma , duas mulheres por dia... e a mulher quando é vadia transa com 50 num dia só e não se apaixona por nenhum hehheeh... Moral: as naturezas são diferentes e ce finni. Cabe cada qual descobrir o que ta buscando, mas as buscas são diferentes ! direitos iguais com naturezas diferentes é bobagem. Filha minha só namoraria se fosse sério...

Comentário Alheio:
"Filha minha só namoraria se fosse sério..."
Enquanto isso seu filho come todas em nome da tal natureza? A pára cara! Se sua filha quiser dar para o bairro inteiro você não poderá segurar,assim como se seu filho for Gay e não gostar de mulher você NADA poderá fazer! Acorde e veja que NINGUÉM TEM O CONTROLE DE NADA! Filha "SUA"? Esse é o problema! Não é sua! rssss...

Comentário Alheio:
Discordo.
O mundo não está pior do que antes, como disse o Luciano.
Apenas OBTEMOS MAIS INFORMAÇÕES e temos mais liberdade de pôr para fora o que realmente SOMOS POR DENTRO.E será através dessa faxina, que evoluiremos como pessoas.Estamos melhorando sim!
Expurgando nossos vícios e fraquezas como seres humanos.
Falar que só uma puta trai e que uma pessoa que trai não merece confiança, é sinal de total intolerância, defeito que não é menor do que TRAIR.
Através da intolerância, que ocorreram os mais graves crimes e massacres da humanidade.
Além de ser uma forma de preconceito das mais cruéis, crucificar uma pessoa por um ato errado que ela cometeu, é marcá-la como gado ao abate.
Enquanto estivermos vivos, estaremos sujeitos a erros, e não se esqueça, que "com a medida que julgares, um dia serás julgado".
Se tua janela da alma está limpa, através dela verás o mundo mais bonito.

P.S.: Para a dona do tópico, digo somente que faça o que for possível para resolver essa situação, procure ajuda de um terapeuta.Defina o que seu coração quer de verdade, porque viver dividida não te fará bem, será como a ressaca depois de um porre.Faça isso o mais rápido possível, antes que seu marido descobra o que está acontecendo.

Resposta:
`O mundo não está pior do que antes, como disse o Luciano.
Apenas OBTEMOS MAIS INFORMAÇÕES e temos mais liberdade de pôr para fora o que realmente SOMOS POR DENTRO.`

Pois então. Ao se obter mais informações e mais `liberdades´ para por pra fora o que realmente se é, o hoje se torna pior que o ontem, onde o recalque impedia que se pusesse muita coisa pra fora, e vivia-se, na prática, dentro de padrões bem diferentes. TEORICAMENTE, todos são o que são desde sempre. NA PRÁTICA, HOJE, a coisa está bem diferente. E bem pior, exatamente por isso.
Que seria o `expurgar` vícios e fraquezas? Dar vazão a eles? Se for isso, para se `purificar` é preciso `gastar` a cota de mazelas que se possui dentro de si? Então está liberado fazer de tudo, pois nenhuma justificativa é melhor que essa para endossar tudo que se faz por aí. Afinal, não estou `traindo`, estou dando vazão aos meus instintos para me `purificar`. É um motivo nobre!

Seguindo os conceitos de `bom` e `ruim`, entendemos que amar é bom. E trair é ruim. Se é ruim, para quem assim o entende, é errado. Se é errado, não deve ser feito. Afinal, conceito de `certo` e `errado`, é exatamente isso: Certo se deve fazer, errado não se deve fazer. Simples assim. No entanto, tudo depende da situação. Se uma pessoa quer fazer algo de `errado`, desde que não prejudique ninguém além dela mesma, é um direito sagrado. O livre arbítrio. Uma pessoa pode se divertir tomando gasolina. Pode ser errado pra mim, mas como não me afeta, me resta respeitar a decisão alheia. Me servirá apenas como exemplo e reforço sobre o que acho que não deve ser feito. Intolerância seria querer abolir o livre arbítrio de cada um, em situações que não prejudicam segundos ou terceiros, proibir arbitrariamente alguém de fazer algo simplesmente por que não se concorda.
Uma pessoa que trai, não merece confiança. Não é opinião, é fato. Se a pessoa manifestou efetivamente uma vontade latente, mentiu, traiu a confiança, mostra somente que não se deve mais acreditar nela. Nada mais natural.

Confia-se em quem é confiável. Desconfia-se de quem não é. Não é intolerância, é a reação natural a cada ação.
Como num caso recente que presenciei, um funcionário `de confiança`, com 8 anos de casa, é pego em flagrante com dinheiro roubado do patrão, e confessa. É ser intolerante fazer com que tal pessoa assuma as responsabilidades por seus atos? É intolerância um patrão o demitir por justa causa? Ou o `certo` deveria ser esquecer tudo, e mantê-lo empregado como responsável por contas a pagar? Confia-se até que a pessoa mostre o contrário. Para cada ação, uma reação.
Ao assumir uma relação, namoro, casamento, onde teoricamente e subjetivamente já se espera fidelidade ( a não ser em casos de relações abertas onde as duas partes se comprazem em ter relacionamentos múltiplos, de comum acordo ), e uma das partes `descumpre` esse acordo, ou seja, trai, mostra que não ée confiável. Ela mesma se `marca como gado ao abate`. Ninguém mais. Portanto, se desconfiar dela, nada mais natural. Mas falemos do `perdoar`, para ir de encontro à `intolerância`. Perdoar é não guardar mágoa, remorso, ódio, sentimento de vingança, ou qualquer sentimento negativo relacionado à pessoa que causou o sofrimento, ou traição. Entende-se que podem haver mil motivos que levaram a pessoa a cometer tal ato. Porém, perdoar não significa necessariamente se manter ao lado daquela pessoa, SE submetendo deliberadamente à possibilidade de sofrer novamente pelo mesmo motivo. Não é intolerância, novamente. É sentimento de auto-preservação. Nada mais. Se a tomada dá choque, pra que enfiar o dedo de novo? Bom senso, somente isso.

De fato, a maioria dos crimes e massacres da humanidade foram realmente causados pela `intolerância`, no sentido prático propriamente dito. Querer obrigar alguém a aceitar uma opinião diversa. Tirar o direito alheio do livre arbítrio, e impor uma religião ou cultura diferente daquela em que a pessoa foi criada, por exemplo.
No entanto, existe o sagrado direito de uma pessoa entender que perdoar é dar uma segunda chance. Nada mais natural também. Cada um tem sua noção de limites. Para uns, perdoar uma traição, ou duas, ou três, é sinal de amor, ou de abnegação. Pra outros, é burrice. Nesse ponto, cada um entende da maneira que acha melhor, e age conforme lhe apraz.
Enquanto estivermos vivos, estaremos sujeitos a erros, da mesma maneira que enquanto estivermos vivos, com bom senso e sanidade mental suficiente para raciocinar, poderemos evitá-los.
Todos tem noção de certo e errado desde a infância. Qualquer um em sã consciência, sabe, que ao trair alguém, só pelo próprio teor da palavra, já sabe perfeitamente que faz algo ERRADO. Se mesmo assim dá andamento no plano, o faz de forma consciente. Então não pode alegar que não sabia o que estava fazendo. Pode sim, se arrepender genuinamente. Mas também é consciente de que para sua ação, haverá uma reação, e deverá estar preparado para elas. Sorte de quem trai e tem um companheiro `abnegado e compreensivo`, que dá uma segunda chance. Há inúmeras possibilidades. Há realmente a possibilidade dde que nunca mais volte a acontecer, e que a experiência tenha servido realmente de lição. Assim como o fato de ter traído e ainda ter sido aceito de volta pode simplesmente criar um sentimento de impunidade, o que pode incentivar recaídas. Tudo é muito pessoal, e não cabe dizer o que cada um deve fazer. Mas o que é certo, e o que é errado, é de consenso geral. Todos sabem. Traiu, não merece confiança. Fez por merecer, terá confiança.
Não vem ao caso o `não julgar para não ser julgado`.

Não existe julgamento aqui. Somente uma análise crítica sobre `ação e reação`, e sobre `certo e errado`. Afinal, há inúmeras pessoas de janela limpa sendo vítimas das mais variadas `sujeiras`.

Finalizando, essa, é somente a MINHA visão do assunto, e nada mais natural também que alguém discorde. É a troca de informações e de pontos de vista, e o debate saudável que nos faz enxergar as coisas sob novos prismas, e desde que não tratada de forma pessoal, como seria no caso da `intolerância`, onde a opinião diversa é alvo de ataques, toda diversidade é saudável e acrescenta em conteúdo.

Abraços!

Comunidade Divã Orkutiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário